segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Vantagens e Desvantagens da Internet na Educação.


Para que as escolas possam realmente desenvolver atividades pedagógicas mais significativas para a aprendizagem dos alunos com a utilização de diferentes mídias, a um caminho muito grande ainda a ser trilhado. A integração de mídias nas escolas é um processo complexo, pois exige dos gestores e educadores uma nova postura em relação as suas formas de planejar e ensinar, bem como de incorporar as mídias à atividade pedagógica.
Na Educação de Jovens e Adultos a quantidade de recursos tecnológicos disponíveis para ser utilizado pedagogicamente ainda é muito limitado. Não há salas de informática, nem mídias disponíveis e nem acesso a internet em todas as escolas aonde são ministradas as aulas de EJA, principalmente nas escolas das comunidades rurais. Desta forma muitas vezes o mesmo professor trabalha em ambiente escolar com recursos de algumas mídias e em outros sem nenhum recurso tecnológico disponível.
Já na parte administrativa, a utilização das tecnologias está bem incorporada e é de fundamental importância para a gestão educacional, pois todos os dados e informações são registrados, armazenados e gerenciados através da alimentação do sistema informatizado SERIE/EJA e de vários tipos de arquivos armazenados nos computadores da secretaria. Há também a utilização da internet (email e msn) como ferramenta para a comunicação (avisos, repasses, consultas, dúvidas) com os professores e coordenadores das unidades descentralizadas do CEJA nos oito municípios da regional. Mas ainda há muito que fazer em relação a envolver mais os professores a trabalharem de forma integrada entre eles, e através dessa integração, planejar diferentes situações didáticas com a utilização das tecnologias educacionais.
Independente da limitação dos recursos tecnológicos disponíveis cabe aos gestores e orientadores pedagógicos a iniciativa de introduzir cursos e incentivar os professores para participarem de formações continuadas relacionadas as TICs. Deve-se tentar romper o desinteresse ou a inércia de alguns professores de buscar nessas novas ferramentas, recursos para transformar suas aulas, tendo atividades mais dinâmicas, interativas, criativas, estimulando a busca do conhecimento. Pois só assim haverá um bom proveito dos recursos tecnológicos e mídias disponíveis na escola, e um ganho na qualidade da educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário