quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Integração das Mídias e a Reconstrução da Prática Pedagógica

Integração de Mídias e a Reconstrução da Prática Pedagógica.

Para que as escolas possam realmente desenvolver atividades pedagógicas mais significativas para a aprendizagem dos alunos com a utilização de diferentes mídias, a um caminho muito grande ainda a ser trilhado. A integração de mídias nas escolas é um processo complexo, pois exige dos gestores e educadores uma nova postura em relação as suas formas de planejar e ensinar, bem como de incorporar as mídias à atividade pedagógica.
Na Educação de Jovens e Adultos a quantidade de recursos tecnológicos disponíveis para ser utilizado pedagogicamente ainda é muito limitado. Não há salas de informática, nem mídias disponíveis em todas as escolas aonde são ministradas as aulas de EJA, principalmente nas escolas das comunidades rurais. Desta forma muitas vezes o mesmo professor trabalha em ambiente escolar com recursos de algumas mídias e em outros sem nenhum recurso tecnológico disponível.
Já na parte administrativa, a utilização das tecnologias está bem incorporada e é de fundamental importância para a gestão educacional, pois todos os dados e informações são registrados, armazenados e gerenciados através da alimentação do sistema informatizado SERIE/EJA e de vários tipos de arquivos armazenados nos computadores da secretaria. Há também a utilização da internet (email e msn) como ferramenta para a comunicação (avisos, repasses, consultas, dúvidas) com os professores e coordenadores das unidades descentralizadas do CEJA nos oito municípios da regional. Mas ainda há muito que fazer em relação a envolver mais os professores a trabalharem de forma integrada entre eles, e através dessa integração, planejar diferentes situações didáticas com a utilização das tecnologias educacionais.
Independente da limitação dos recursos tecnológicos disponíveis cabe aos gestores e orientadores pedagógicos a iniciativa de introduzir cursos e incentivar os professores para participarem de formações continuadas relacionadas as TICs. Deve-se tentar romper o desinteresse ou a inércia de alguns professores de buscar nessas novas ferramentas, recursos para transformar suas aulas, tendo atividades mais dinâmicas, interativas, criativas, estimulando a busca do conhecimento. Pois só assim haverá um bom proveito dos recursos tecnológicos e mídias disponíveis na escola, e um ganho na qualidade da educação.

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